Tradições do Dia dos Reis no Mundo

Inspirados na obra da Aupper "Cidades do Mundo" decidimos explorar como se celebra este dia nas várias partes do mundo.
Tradições do Dia dos Reis no Mundo
  • Depois do Natal e o Ano Novo, eis que chega o momento de se celebrar o Dia de Reis, a 6 de janeiro, em todo o mundo. Alguns dos países que aqui mencionamos são retratados na obra da Aupper “Tesouros da Humanidade – Cidades do Mundo”.

     

    Portugal

    Em Portugal é comum sair à rua para “Cantar os Reis” (canções tradicionais sobre a vida de Jesus e saudações à família de cada casa), principalmente nas aldeias ou cidades pequenas. Grupos de vizinhos reúnem-se para cantar os reis de porta em porta, acompanhados por instrumentos populares como o reco-reco, os ferrinhos, o bombo, o acordeão e a viola. Como agradecimento recebem comida e bebida. Em Portugal a quem sair a fava do bolo rei deve pagar o bolo no ano seguinte.

     

    Espanha

    Em Espanha, o Dia de Reis tem muita importância. As crianças recebem presentes e nalgumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos, a que chamam a “Cabalgata de Reyes”. Os Reis Magos desfilam em carros alegóricos acompanhados de muitos cavaleiros e lançam doces à assistência. É comum oferecer-se “carvão de azúcar” às crianças e come-se o bolo tradicional que é o Roscón de Reyes.

     

    França

    Neste país come-se a “Galette des rois” que, tal como o bolo rei em Portugal, também leva um brinde no seu interior. A galette também costuma trazer uma coroa, pelo que quem encontrar o brinde será rei, nem que seja por uma noite.

     

    Hungria

    Na Hungria as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedindo moedas.

     

    Alemanha

    Tal como na Hungria, aqui as crianças também se disfarçam de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.

     

    Brasil

    No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde se servem doces e comidas típicas das regiões. Há ainda vários festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e bailarinos) que cantam músicas alusivas ao evento e a esta época do ano.

     

    Porto Rico

    É tradição que os mais pequenos recolham um pouco de erva ou folhas no pátio da casa e que as coloquem numa caixa ao lado da cama. Conta a tradição que os camelos se alimentarão com isso e os Reis Magos deixarão um presente como recompensa.

     

    Cuba

    Também aquí persiste a tradição de celebrar os Reis desde o tempo da colonização espanhola. Naquela época, no dia 6 de janeiro, dava-se folga aos escravos e estes saíam à rua para dançar ao som dos tambores. É por isso que este dia ainda é conhecido como a “Páscoa dos Negros”.

     

    Perú

    No Perú já se perdeu a tradição de dar presentes às crianças nesta data. No dia 6 de janeiro celebram a “Bajada de Reyes” e fazem uma pequena festa familiar durante a qual se desmonta o presépio. Muitas vezes o ritual estende-se a toda a comunidade. Por cada figura e adorno que se guarde, deve deixar-se dinheiro.

     

    Aproveite para conhecer a obra  “Tesouros da Humanidade – Cidades do Mundo”.