Se é das pessoas que gosta de planear as suas viagens com antecedência, certamente já terá pensado onde, quando e como passar as suas férias. Seja nos fins-de-semana grandes, na semana da Páscoa ou nos meses de Verão, 2020 dá-lhe inúmeras oportunidades de conhecer Portugal como nunca antes.
É por isso que a Aupper, através da obra Terras de Portugal, apresenta-lhe um roteiro de viagem pelas cidades, aldeias e recantos naturais que representam o valiosíssimo património do nosso país.
Apanhe boleia connosco e maravilhe-se com os seguintes destinos! Vamos a isso?
Roteiro de Viagem 2020 | De Costa a Costa
1 – Chaves | Vila Real
Gosto destas cidades pequenas, frutos urbanos em que a polpa deixa ver ainda o caroço à volta do qual se desenvolveu (…)”. Miguel Torga
Irradiando encanto e saber, Chaves é reconhecida como a cidade mais linda e mais histórica da bela e marcante província de Trás-os-Montes.
Do seu património histórico, destaque para o Forte de S. Francisco. Se em tempos longínquos desempenhou importantes funções na defesa da cidade, hoje constituiu uma magnífica unidade hoteleira para poder pernoitar.
2 – Montalegre | Vila Real
“Com repentina melancolia subi ao castelo e da sua remota esplanada, que ervas e plantas silvestres enverdeciam, perto do romântico cemitério ali existente, divisei ao longe, sob a luz solar moribunda, a aldeia de Padornelos (…)”. Ferreira de Castro
Inspirada nesta passagem de Terra Fria, a Aupper aconselha-lhe um passeio à vila de Montalegre: sede de um município com o mesmo nome, localizado a noroeste de Trás-os-Montes, próximo de território espanhol.
Integrada no Parque Natural da Peneda-Gerês, esta é uma terra de encantos com invernos frios e rigorosos, e verões amenos.
O Castelo de Montalegre é uma das atrações a não perder, pois é um monumento histórico e de grande importância estratégica aquando das invasões bárbaras. Atente à torre medieval de planta quadrada, sublimemente conservada.
3 – Reguengos de Monsaraz | Évora
Seguindo viagem a sul por Terras de Portugal, a Aupper veio encontrar Reguengos de Monsaraz: cidade sede do concelho de Évora.
Esta é uma terra agradável e sossegada, com casas caiadas de branco sublinhadas ora de amarelo, ora de azul, com praças, pracetas e jardins com árvores e plantas coloridas.
No fundo, trata-se de experienciar uma perfeita harmonia vista no rosto da população local e na forma como estas pessoas recebem os visitantes. Do seu rico património, evidencia-se a Igreja Matriz, a Praça de Touros e a Torre do Esporão (localizada na Herdade do Esporão).
4 – Castro Verde | Beja
Em pleno coração do Alentejo, numa zona denominada “Campo Branco”, a Aupper deu de caras com Castro Verde: uma vila rodeada pelas longas e extensas planícies característica do sul de Portugal.
Esta localidade foi construída sobre as ruínas de um castro lusitano que, por certo, seria muito verdejante, dando assim origem ao topónimo Castro Verde.
Aqui poderá visitar os encantadores moinhos de sal e, acima de tudo, a igreja mais bonita do concelho de Beja: a Basílica Real ou Igreja Matriz. Trata-se de um lindíssimo templo dedicado a Nossa Senhora da Conceição, que marca de uma forma bem visível o núcleo urbano da vila.
5 – Mértola | Beja
A bonita vila de Mértola é sede de um dos maiores concelhos de Portugal e impressiona pela sua beleza e localização privilegiada junto ao rio Guadiana. Se tiver oportunidade de visitar esta vila, verá que o património edificado rivaliza com o património natural.
Porquê?
Porque Mértola é em si um autêntico museu, que reflete um pleno equilíbrio com o meio envolvente. De salientar os moinhos de S. Miguel e do Alferes, provas vivas da arte de moer pão, o antigo edifício caiado da Torre do Relógio e, como não poderia deixar de ser, o maravilho castelo oriundo da época cristã.
Com vontade de pegar no carro e começar a viajar? A Aupper também. Se tiver que esperar mais um pouco até estar de férias, nada melhor do que folhear os 10 volumes da magnífica obra Terras de Portugal.
Como viu nos 5 exemplos apresentados, esta coleção retrata de forma apelativa e singular os mais belos recantos de Portugal.
Sente-se no sofá e viaje à boleia da Aupper, sempre de Costa a Costa.