Susana Cardoso, atualmente nos recursos humanos da delegação de Lisboa da Aupper, está na empresa desde o ano de 2012. Ao longo deste percurso, a Susana teve a oportunidade de exercer funções em diferentes departamentos, desenvolvendo competências fundamentais em cada um deles.
Numa conversa amigável e descontraída, falámos com a Susana sobre as suas experiências na Aupper, as aprendizagens daí obtidas, assim como as perspectivas futuras dentro da empresa.
Call center: o início de uma aprendizagem enriquecedora
“Antes de entrar na Aupper estava sem ocupação e resolvi experimentar. Era perto de casa e o regime part-time adequava-se à necessidade de eu ter de cuidar da minha filha pequena.” A Susana revela que, ao entrar na área de call center, “o impacto inicial é complicado, pois há clientes com os quais é difícil comunicar e é preciso saber explicar o porquê da nossa chamada: saber explicar os benefícios reais da nossa oferta.”
Nesta experiência de 3 anos, o contato direto com o cliente ensinou-lhe a importância de “aprender a saber falar, mas sobretudo a saber ouvir… Cada pessoa é diferente e temos sempre a necessidade de transmitir confiança e sinceridade. Estamos cá para ajudar e esclarecer o cliente. A transparência é fundamental.” Acrescenta que “se acreditamos no que estamos a fazer, estamos logo à partida a transmitir confiança junto do cliente, o que acaba por fazer toda a diferença.”
Recursos Humanos: uma área desafiante e gratificante
Após este período no call center, a Susana foi desafiada a mudar para a função de administrativa, uma oportunidade que não hesitou em aceitar. “A Aupper permite-me continuar a aprender e a saber de tudo um pouco.” Neste caso, compreender os processos relacionados com a auditoria interna e ligação com as restantes delegações Aupper, no Porto e em Palmela.
De seguida, a Susana abraçou uma nova oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal dentro da empresa. “Passei a trabalhar na área de Recursos Humanos: uma área desafiante e igualmente estimulante.”
Tarefas como a gestão de ordenados, vencimentos, faltas justificadas e injustificadas passam pelas mãos da Susana, que realça as mais-valias deste tipo de funções: “esclareço muitas dúvidas relacionadas com os contratos e inscrição na Segurança Social, por exemplo. No fundo, a minha função é de tranquilizar os colaboradores. Saber dar a resposta que necessitam para estarem motivados no seu trabalho.”
A Aupper: balanço do passado e perspectivas para o futuro
“Olhando para o meu percurso na Aupper, comecei no call center, mudei para administrativa e agora estou nos recursos humanos. Quem sabe o que poderá ainda acontecer! Espero ter a oportunidade de aprender mais aqui.”
E para os potenciais interessados em trabalhar na empresa, “as portas estão abertas. Na Aupper é possível experimentar áreas novas e esta versatilidade é importante para nos sentirmos realizados.” Para o caso de haver dúvidas, “a pessoa entra, sabe para aquilo que vem e tem um contrato. Pode confiar em nós.”
Quando desafiada a definir a Aupper em 3 palavras, a Susana refere “crescimento, aprendizagem e futuro.”