Da nova obra Aupper, o Grande Guia da Medicina Naturalista, destacamos agora os principais problemas associados ao ouvido e à consequente perda de audição, bem como alguns dos tratamentos sugeridos pelas terapias alternativas.
Otite
Inflamação do ouvido externo médio que pode dever-se a uma infeção por vírus ou bactérias. Os sintomas são dor e sensação de pressão ou insensibilidade dos ouvidos.
A Reflexologia tratará os pontos reflexos correspondentes ao timo, ao baço, às glândulas pineal e suprarrenais, ouvido e pontos analgésicos.
A Acupuntura tratará diversos pontos e meridianos com o objetivo de de repor a energia do corpo e equilibrá-la.
Vertigens
As vertigens centrais afetam o ouvido interno ou o nervo vestibular e podem ser sintomas de epilepsia, enxaquecas, infeções do ouvido interno, entre outras. As vertigens periféricas podem abranger vertigens posturais benignas, doença de Meniére, entre outros.
A Fisioterapia recomenda drenagem linfática craniana para fazer circular a linfa e a perilinfa dentro dos ouvidos.
A Naturopatia indica uma dieta pobre em açúcares refinados, farinhas brancas, café, cafeína e sal.
Acufenos
Também designados como tinidos não podem ser designados como doença, mas como um sintoma. Pode chamar-se acufeno ao fenómeno de ouvir ruídos nos ouvidos sem ser na presença de uma fonte sonora externa.
Estes ruídos podem ser definidos como zumbidos graves ou agudos e são percebidos apenas pelo paciente.
A Medicina Tradicional Chinesa reconhece os ouvidos como ponto de reunião de todos os meridianos, pelo que os ouvidos e a origem das suas patologias poderão estar relacionados com os rins, fígado, baço, vesícula biliar ou coração.
A Cromoterapia, Musicoterapia, Hipnoterapia ou Aromaterapia podem contribuir para melhorar o estado do paciente, aumentando a sua qualidade de vida.
Nesta nova obra Aupper, encontrará muitas outras sugestões de cuidados e tratamentos alternativos e poderá conhecer técnicas e terapias ao seu alcance que o ajudarão a melhorar o seu estilo de vida e, consequentemente, a sua saúde.