Desde revoluções tecnológicas que para sempre modificaram a forma como o Mundo funciona e se relaciona, a momentos históricos em que pessoas e ideais se uniram para mudar o rumo da sociedade, a “História Universal da Humanidade” está repleta de episódios ricos em personagens, lugares e valores que para sempre marcaram a civilização atual.
Eis alguns dos momentos centrais destacados na obra “História Universal da Humanidade”, da Aupper *:
A Revolução Industrial
Reconhecida como um divisor de águas na História, a Revolução Industrial, que se vai desenrolando aproximadamente ente 1760 e 1840, tratou-se de um processo de transição dos métodos de produção artesanais para a produção por máquinas.
Impulsionada pelo uso crescente da energia a vapor, esta Revolução tem início em Inglaterra e, em poucas décadas, alcança toda a Europa Ocidental e também os Estados Unidos da América.
Este processo veio alterar quase todos os aspetos da vida quotidiana da época, permitindo um crescimento económico sustentado e alterando, de um modo geral, as condições de vida da população.
A Revolução marca um importante período de mudança que, depois destes avanços e descobertas, ficou cada vez mais próximo.
A Revolução Francesa
Momento histórico e político que marca o fim da Idade Moderna, a Revolução Francesa derruba o Antigo Regime e abre caminho a uma sociedade moderna com a criação de um Estado democrático e com os ideais “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” a marcar a vontade de mudança da sociedade francesa e a influenciar outros lugares da Europa e do Mundo.
A decadência da aristocracia e os ideais iluministas cada vez mais populares conduziram a uma revolução marcada por vários acontecimentos como a Tomada da Bastilha e a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Os ideais defendidos e conquistados nesta época emolduram, ainda, a atualidade moderna.
Estas e outras mudanças e revoluções podem ser descobertas e aprofundadas na obra da Aupper, “História Universal da Humanidade”.
*Informação retirada do volume “Da Revolução Industrial à Primeira Guerra Mundial.”