Porque é importante o ensino bilingue?

A obra "A Minha Biblioteca Infantil" é bilingue - promove o ensino do inglês de forma divertida junto das crianças.
Porque é importante o ensino bilingue?
  • A aprendizagem regular e diária da língua inglesa desde as turmas de Jardim de Infância tem sido um dos elementos mais inovadores para a atual oferta educativa no país.

    A Aupper acompanha esta tendência – e promove o ensino da língua estrangeira com esta obra.

    Para demonstrarmos, de forma mais concreta, a importância deste ensino, sintetizamos e partilhamos as principais conclusões do Relatório Final do Estudo de Avaliação sobre a Eficácia da Implementação do Projeto Ensino Bilingue Precoce no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Projeto EBP) publicado em dezembro de 2014 sob a tutela do Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação (DGE).

    O estudo foi realizado entre os anos 2011 e 2015 em sete Agrupamentos Escolares públicos nas cidades de Aveiro, Évora, Fundão, Lisboa, Matosinhos, Porto e Silves. A avaliação da proficiência linguística dos alunos recaiu nos domínios da oralidade (compreensão e expressão), da interação e da escrita (produção).

    “Os resultados apontam para altos níveis de motivação para o ensino bilingue no 1.º Ciclo dos diversos atores socioeducativos”. Em termos de capacidade/proficiência linguística para o inglês, os alunos participantes no Projeto EBP situam-se nos níveis A1 (Iniciação) e A2 (Elementar); as turmas que não fizeram parte do Projeto apresentam maiores dificuldades na realização das atividades propostas.

    As famílias apontaram como mais-valia “a motivação de alunos e famílias para a aprendizagem bilingue. Ademais, segundo os professores envolvidos, o Projeto incrementa as capacidades cognitivas dos alunos e estimula a sua competência/ritmo de trabalho, o que se traduz em menos indisciplina na sala de aula.”

    A esmagadora maioria dos alunos gosta de ter aulas em português e em inglês e a grande maioria não mostra preferência por ter aulas só em português ou só em inglês.

    Por outro lado, a expressiva maioria de 90% dos encarregados de educação que responderam ao questionário considera que o ensino bilingue precoce deveria ser alargado ao contexto nacional. A maioria corrobora que o ensino bilingue facilita a aprendizagem da língua inglesa, que os educandos estão motivados para a aprendizagem bilingue e têm maior interesse em conhecer outras línguas e culturas:

    O relatório, neste documento em análise, aponta ainda as seguintes vantagens indiretas de uma sólida e regular carga horária semanal da língua inglesa no 1.º Ciclo do Ensino:

    – o incremento das capacidades cognitivas dos alunos;
    – o fomento da capacidade/ritmo de trabalho dos alunos;
    – a melhoria da gestão comportamental em sala de aula;
    – e a adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

     

    E é, neste âmbito, e no atual mundo globalizado em que vivemos, que promovemos o ensino bilingue com “A Minha Biblioteca Infantil”. Conheça os capítulos desta obra da Aupper.