O Mundo Animal está (também) em perigo

Os animais em vias de extinção e o risco em que se encontra a vida selvagem é um dos temas abordados nesta recente obra da Aupper.
O Mundo Animal está (também) em perigo
  • A Aupper enriqueceu recentemente a sua coleção, acrescentando-lhe a obra “Mundo Animal”, um conjunto de livros e DVD’s que reúnem dados fascinantes sobre a vida dos animais selvagens.

    Os animais em vias de extinção e o risco em que se encontra a vida selvagem é um dos temas abordados nesta recente obra da Aupper.

    O impacto do Homem na natureza é um fator determinante para este aumento do número de espécies em perigo. A caça e a pesca descontroladas, a desflorestação ou o aquecimento global contribuem para a destruição de habitats e para o desaparecimento de ecossistemas.

    Recentes pesquisas apontam para cerca de 1 milhão de espécies desaparecidas até 2050.

    Neste artigo, detalhamos e sistematizamos alguns dos dados disponíveis sobre as espécies da vida selvagem, localizando geograficamente algumas destas espécies, as suas características e as causas da sua extinção.

    Em África, espécies como o pinguim-africano ou o asno selvagem africano encontram-se ameaçados.

    A foca monge do Hawai ou o lobo vermelho, naturais do continente americano, são espécies vítimas de caça predatória, a correr graves riscos de extinção.

    Na Ásia, espécies exóticas como o tigre de Bengala, perseguido pelo seu valor no comércio de peles, ou o elefante asiático, utilizado com fins turísticos e de transporte, são exemplos de animais que, no continente asiático, se encontram em risco de extinção.

    Na Europa, o atum-azul tem diminuído consideravelmente o número da sua espécie devido ao seu consumo exacerbado.

    O lince ibérico, espécie tão próxima e acarinhada dos portugueses, corre perigo de extinção (estima-se que existam menos de 200 exemplares) apenas pela degradação do seu habitat.

    Ao longo dos últimos milhares, e até milhões, de anos, muitos animais já foram extintos: os dinossauros ou os mamutes são exemplos das espécies que há mais tempo desapareceram do planeta Terra.

    Esta recente obra da Aupper, “Mundo Animal”, é, não só, um fantástico conjunto de imagens e informação, mas também um trabalho que serve como alerta para as questões ambientais e de defesa dos animais e da vida selvagem, responsabilidade de todos os que habitamos o planeta Terra.