É em agosto que, de norte a sul do país, se juntam amigos e família e se celebram tradições em forma de festa, música, folclore e gastronomia.
Por todo o Portugal, as festas multiplicam-se e estendem-se por vários dias (e noites!) festejando o reencontro de quem vive longe e está de visita, cumprindo tradições de herança religiosa e perpetuando rituais antigos de oferendas, cantares , bailes e procissões.
A Aupper passou um pouco por todas as Terras de Portugal, e deixa-lhe algumas sugestões para se divertir neste “querido mês de agosto”.
Festas do Barrete Verde e das Salinas 2018
Entre 10 e 16 de agosto há largadas de touros, noites de sardinha assada, concertos em vários palcos e fogo de artificio nas Festas do Barrete Verde e das Salinas, em Alcochete.
As festividades preservam na sua génese um culto religioso, muito vincado, e uma grande paixão pela tauromaquia, consolidada na homenagem a três figuras basilares: o Campino, o Forcado e o Salineiro.
Local: Zona da Ribeirinha
Data: 10 a 16 de agosto
Festas de Ferrel
Com origem no séc. XIX, quando estava ainda sob controlo da Atouguia da Baleia, as Festas de Ferrel, em honra de Nossa Senhora da Guia, são consideradas por muitos as melhores e maiores festas da região oeste, que acontecem já desde 1639.
Matias Damásio e Karetus são alguns dos convidados musicais desta edição.
Local: Ferrel
Data: 5 a 11 de agosto
Festas da Nossa Senhora da Agonia
A edição de 2018 pretende recriar o ambiente que se viveu na cidade há 140 anos, aquando da inauguração da ponte Eiffel: os barqueiros que asseguravam o transporte de mercadorias e passageiros também vão estar em destaque no desfile.
Zés P’reiras e bombos, bandas de música, grupos folclóricos , desfiles e fogo de artifício prometem animar os vários dias de festa.
Local: Viana do Castelo
Data: 17 a 20 de agosto
Feira de Agosto de Grândola
A Maior Feira do Litoral Alentejano e a Grande Festa de Verão regressam para mais uma edição num evento promovido pelo Município de Grândola.
Diogo Piçarra, Aurea e Vírgul são algumas das atrações musicais da edição de 2018.
Local: Grândola
Data: 23 a 27 de agosto
Festas em honra da Nossa Senhora do Monte
A Festa de Nossa Senhora do Monte é o maior arraial da Ilha da Madeira e atrai milhares devotos.
Nesta grande festa popular da padroeira da Ilha da Madeira, o Monte é enfeitado com os tradicionais corredores de flores coloridos e com as barracas de comes e bebes onde é possível provar os tradicionais rebuçados, “espetadas” de carne de vaca, as bebidas regionais e os bonecos de massa.
Ao longo de toda a noite cantam e bailam, tanto os ritmos mais modernos como os mais tradicionais, em perfeita harmonia entre o sagrado e o profano.
Local: Funchal
Data: 5 a 15 de agosto
Festa do Banho 29
Como forma de relembrar e reviver uma tradição, é organizado anualmente um programa festivo com animação musical, animação de praia, comes e bebes e o obrigatório banho noturno que, segundo a tradição que dá nome à festa, equivale a 29 banhos.
Local: Lagos
Data: 29 de agosto