Ginástica para os idosos: dicas úteis!

A obra Aupper "Grande Guia Médico Familiar" não esquece a importância do movimento e do exercício físico na 3ª idade. Parar não é permitido!
Ginástica para os idosos: dicas úteis!
  • Em qualquer faixa etária ou fase da vida, a atividade física é essencial para o bem-estar pleno. Mas, com o avançar da idade e a tendência para perder alguma agilidade, torna-se ainda mais importante manter uma rotina saudável e que inclua algum exercício físico, de forma a aumentar a qualidade e expetativa de vida.

    O “Grande Guia Médico Familiar” – obra da Aupper em destaque – sublinha a importância de um envelhecimento saudável e ativo, deixando algumas dicas úteis para quem quer praticar ginástica, já está na 3ª idade.

     

    Ginástica na 3ª idade

    A prática regular de exercício físico traz inúmeros benefícios  – reduz o colesterol, diminui a pressão arterial, reduz a gordura e fomenta o ganho de massa muscular, proporcionando aos idosos uma maior autonomia funcional e prevenindo lesões proporcionadas, por exemplo, por quedas.

    Em simultâneo, o exercício físico também é um forte aliado no combate a doenças cardíacas, diabetes, osteoporose, obesidade e até depressão.

     

    Dicas úteis

    Esta obra reúne algumas dicas úteis para esta atividade física. Reunimos aqui algumas:

    1. É fundamental fazer uma avaliação médica e escolher os exercícios corretos – que não causem dor ou desconforto, mas sim sensações de bem-estar.
    2. As atividades físicas devem ser realizadas, em média, 5 vezes por semana, durante 45 a 60 minutos e respeitar as características, necessidades e limitações de cada um.
    3. Duas vezes por semana devem fazer-se exercícios aeróbicos, como caminhadas ou hidroginástica.
    4. Nos restantes dias devem ser feitos exercícios de fortalecimento muscular.
    5. Os alongamentos, além de melhorarem a flexibilidade e estimularem a circulação sanguínea, melhoram a amplitude dos movimentos, favorecendo a realização das atividades da vida quotidiana – como arrumar a casa.
    6. Práticas desportivas como Yoga ou Pilates contribuem para melhorar postura e a coordenação dos movimentos, aliviando o stress e a tensão.

     

    No “Grande Guia Médico Familiar”, edição da Aupper, pode encontrar estas e outras dicas, e ainda inúmeras informações científicas sobre a Saúde Familiar – e especificamente sobre a Saúde na 3ª idade.

    Conheça a obra!

     

     

    AS NOSSAS OBRAS