Em Portugal e no resto do mundo, o calendário anual é composto por datas que visam celebrar importantes acontecimentos. Um dos mais populares à escala global é o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças).
Porventura já terá ouvido falar deste feriado, mas sabe ao certo quando, quem e porque se comemora?
A Aupper, à luz da obra Inglês Para Todos, conta-lhe tudo o que precisa de saber sobre esta data comemorativa.
O que é o Thanksgiving?
É um feriado nacional celebrado nos Estados Unidos da América e no Canadá, em diferentes datas. No primeiro caso, é celebrado na 4ª quinta-feira do mês de novembro (dia 28 em 2019) sendo que, no segundo caso, as festividades ocorrem na 2ª segunda do mês de outubo (dia 14 em 2019).
Neste dia, é tradição as famílias norte-americanas juntarem-se em casa para, de estômago aconchegado, agradecerem a Deus todas as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. Este dia marca, assim, o início da época festiva que culmina no dia de Ano Novo.
Qual a origem do Thanksgiving?
O início desta celebração remonta a 1621, ano em que os Pais Peregrinos (peregrinos de congregações religiosas britânicas) colonizaram o que é hoje conhecido como o estado do Massachusetts. Nesse período, os nativos celebravam o bom ano de colheitas que tinham tido e, assim, decidiram partilhar uma refeição com os peregrinos ingleses.
Dois anos mais tarde, na sequência de uma nova temporada de boas colheitas, os Pais Peregrinos organizaram uma celebração religiosa de agradecimento a Deus por este presente dos céus. Em 1789, a efeméride foi instituída oficialmente como feriado nacional pelo primeiro presidente dos EUA George Washington.
Como se celebra o Thanksgiving?
Apesar da sua origem religiosa, o Dia de Ação de Graças é hoje celebrado por toda a população, crentes e não crentes. Nesta ocasião, é habitual assistirem-se a grandes marchas nas ruas das cidades e à realização de jogos especiais de futebol americano.
Contudo, o símbolo maior do Thanksgiving é o peru. São várias as teorias que visam explicar este fenómeno, sendo que a mais credível passa por esta ser uma ave selvagem muito comum nos EUA.
Assim, a mesa das famílias norte-americanas é composta pelo famoso Thanksgiving Turkey repleto de deliciosos condimentos como a manteiga, alho, ervas e limão. No Canadá, a receita principal tem a variante de incluir cranberry sauce (molho de arando). Para a refeição terminar com chave d’ouro, é servida a clássica Apple Pie (tarte de maçã).
Aguçámos-lhe o apetite? A Aupper sugere-lhe “provar” a nossa obra Inglês para Todos: um manual certificado pela National Gallery of London que permitirá a qualquer pessoa dominar a língua inglesa nas suas diversas variantes, independentemente do nível de conhecimento sobre este idioma.
Afinal, se um dia festejar o Thanksgiving Day em solo norte-americano, comunicar na língua nativa será uma grande mais-valia!
Aupper: a excelência em sua casa.