De há 10 milhões de anos para cá

No volume "Do Big Bang à primeira palavra escrita", da coleção "História Universal da Humanidade" da Aupper, começa a viagem cronológica e evolutiva do Planeta Terra e dos seus habitantes.
De há 10 milhões de anos para cá
  • No volume Do Big Bang à primeira palavra escrita, da coleção “História Universal da Humanidade” da Aupper, começa a viagem cronológica e evolutiva do Planeta Terra e dos seus habitantes.

    É neste volume que, entre outros dados e factos históricos, geológicos e ambientais, se narra e aprofunda um pouco daquele que foi um momento de viragem determinante para a população que hoje habita a Terra.

    Foi há 10 milhões de anos atrás que a Terra reuniu as condições necessárias à colonização humana: as atuais Américas do Norte e do Sul uniram-se, alterando as correntes dos Oceanos Pacífico e Atlântico; ergueu-se o sistema montanhoso dos Himalaias que, dada a sua altitude, vem contribuir para o arrefecimento do planeta; a escassez de predadores e uma abundante alimentação permite aos símios prosseguir a sua existência sem adivinharem as mudanças que se aproximam.

    A transformação contínua da Terra e alguns fenómenos naturais contribuem para a natural evolução dos símios, futuros seres humanos: o surgimento de pradarias em regiões geograficamente distantes e a consequente redução das florestas, bem como dos recursos alimentares, são fatores decisivos no processo evolutivo destes seres que se viram obrigados, literalmente, a descer das árvores para garantir a sua sobrevivência.

    A escassez de alimentos e uma competição feroz obriga estes antepassados a descer das árvores, aguçar o engenho e erguer-se sobre duas patas, deixando as mãos livres e o olhar desimpedido protegendo-se das ameaças.

    Ainda não falam, a coluna ainda é arqueada e ainda são incapazes de construir ferramentas mas, as mãos livres, o olhar livre e em frente e quase bípedes, estes seres reúnem as condições favoráveis ao desenvolvimento do cérebro, a uma maior consciência do meio envolvente e meios superiores livres.

    Condições essas que lhe permitiam manipular, colonizar e finalmente conquistar o mundo circundante.

    A partir daqui, a mais recente obra da Aupper mergulha na evolução da civilização humana.

    A não perder!