A criação dos Estados Unidos

Os Estados Unidos da América são, atualmente, uma das potências mundiais. Mas qual a origem desta nação?
A criação dos Estados Unidos
  • A Aupper relata todo este processo no volume “De um novo Mundo às Três Jóias do Séc.XVIII”, da obra “História da Humanidade”.

    O processo de formação dos Estados Unidos da América é desencadeado pela instalação de 13 colónias na costa oeste do continente americano: Carolina do Norte, Carolina do Sul, Connecticut, Delaware, Geórgia, Ilha de Rodes, Massachussetts, Maryland, New Hampshire, New York, New Jersey, Pensilvânia e Virgínia.

    Os territórios, fundados em épocas diferentes, não tinham vínculos e foram disputados por franceses e ingleses durante a Guerra dos Sete Anos. Disputa vencida pelos ingleses.

    As colónias, administradas por governadores nomeados pelo rei inglês, recebiam a assessoria de uma assembleia eleita por colonos que ficava responsável por recolher impostos e tributos.

    Desde o início, as colónias inglesas na América tiveram autonomia política e administrativa e foi esse o indutor do processo de Independência: quando Inglaterra tentou violar o pacto colonial e impor uma política monopolista, na tentativa de recuperar as despesas da Guerra dos Sete Anos, a reação foi de luta pela Independência.

    A propagação de ideais iluministas e de algumas medidas comerciais e tributárias impostas pelos ingleses vieram agitar os ânimos e sucedeu-se um período de crise, batalhas, manifestos e massacres até ser declarada a Independência dos Estados Unidos da América a 4 de julho de 1776.

    Saiba muito mais sobre na obra da Aupper , “História da Humanidade”, e percorra a cronologia dos acontecimentos históricos que marcam a geografia política e histórica da atualidade.

     

    Na imagem, pintura de John Trumbull a representar a rendição dos ingleses.