Mesmo a meio de agosto, o tradicional mês de férias em Portugal, o feriado de 15 de agosto – que celebra a Assunção de Nossa Senhora – quase passa despercebido.
Como grande parte dos feriados nacionais, também este é de origem religiosa. Deixamos-lhe 15 curiosidades sobre esta data para que saiba sempre aquilo que se está a celebrar em dia de descanso. 😉
- 1. A Assunção de Nossa Senhora ao céu é celebrada anualmente, no calendário da Igreja Católica, a 15 de agosto.
–
- 2. A festa da Assunção de Maria integra-se no culto mariano.
–
- 3. Os cristãos acreditam que, aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus.
–
- 4. A Assunção de Nossa Senhora não se encontra na Sagrada Escritura, mas foi transmitida pelos cristãos oralmente e escrita por séculos.
–
- 5. O feriado do 15 de agosto é um dia de pausa e descanso em quase todos os países da Europa do Sul.
–
- 6. As festividades populares que evocam a mãe de Jesus são comuns a católicos ortodoxos e romanos, embora com conceitos e designações diferentes nos dois cultos.
–
- 7. O primeiro Papa a elevar Maria à condição de mãe de Deus foi Pio IX, ao proclamar o dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria.
–
- 8. Foi a 1 de novembro de 1950, na constituição apostólica Munificentissimus Deus, o papa Pio XII declarou a Assunção de Maria como um dogma, com as seguintes palavras: “Pela autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e em nossa própria autoridade, pronunciamos, declaramos e definimos como sendo um dogma revelado por Deus: que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida, corpo e alma, na glória celeste.”
–
- 9. Pio XII contribuiu de forma decisiva para que o 15 de agosto passasse a constar da lista de feriados nacionais em muitos países católicos, onde a celebração do dia santo representa um dia extra nas férias de muitos.
–
- 10. A festa da Assunção é um feriado nacional em muitos países, incluindo partes da Alemanha (Baviera e Saarland), Áustria, Bélgica, Chile, Colômbia, Croácia, Eslovênia, Espanha, Equador, França, Grécia,
Líbano, Lituânia, Itália, Malta, Polónia, Portugal, Romênia, Senegal, Suíça (em 8 cantões) e Vanuatu.
–
- 11. Diz-se que este dogma da subida ao céu de Maria, mãe de Jesus, radica na seguinte lenda: “São Juvenal, Bispo de Jerusalém , no Concílio de Calcedónia em 451 levou ao conhecimento do Imperador Marciano e Pulquéria, que desejava possuir o corpo da Mãe de Deus, que Maria morreu na presença de todos os Apóstolos, mas que o seu túmulo, quando aberto, a pedido de St. Thomas, foi encontrado vazio; donde os Apóstolos concluiram que o corpo fora levado para o céu.”
–
- 12. Em Portugal, foi António de Oliveira Salazar que decretou , a 4 de janeiro de 1952, que o 15 de Agosto seria feriado nacional.
–
- 13. Ortodoxos e católicos orientais celebram a Dormição de Maria (a Mãe de Deus “indo dormir”) na mesma data, mas precedido de um período de 14 dias de jejum.
–
- 14. Embora a Assunção de Maria não seja uma doutrina anglicana, a data de 15 de agosto é observada por alguns fieis como uma festa em honra a Maria. o “Livro de Oração Comum”, nas versões da Igreja Episcopal Escocesa e da Igreja Anglicana do Canadá, marcam a data como “Dormição da Bem-Aventurada Virgem Maria”.
–
- 15. A maioria dos protestantes modernos não ensina e não acredita na Assunção de Maria, uma vez que eles não vêem uma base bíblica para a doutrina. Embora a maior parte das igrejas do luteranismo não ensinem a Assunção de Maria, o dia 15 de agosto é uma festa menor em honra a “Maria, Mãe de Nosso Senhor”, de acordo com o calendário luterano de santos.
A Aupper deseja-lhe um bom feriado.