Os segredos mais bem guardados do Minho

O Minho é uma das regiões mais ricas - em natureza e património - do nosso Portugal. A Aupper revela-lhe alguns segredos e deixa o desafio: permita-se viajar cá dentro e não se arrependerá!
Os segredos mais bem guardados do Minho
  • “Ir para fora cá dentro” é uma máxima há muito utilizada para valorizar o que há de bom no nosso país.

    A nível paisagístico, gastronómico e histórico, Portugal é um país muito rico e com muito para conhecer.

    Partindo da nossa obra Aupper “Terras de Portugal”, contamos-lhe alguns segredos do Minho e deixamos o desafio: estas férias, faça uma “caça ao tesouro” e descubra alguma destas preciosidades.

     

    As Feiras Novas em Ponte de Lima

    Celebradas desde 1862, e sempre no segundo fim-de-semana de setembro, as Feiras Novas reúnem nas ruas da vila muitas das tradições culturais minhotas: há cantares e desgarradas, concertinas, encontros de Zés Pereiras, bombos e gaiteiros, muitas rodas de viras minhotos e um cortejo etnográfico.

    Um grandioso espetáculo de fogo de artifício, ainda mais bonito se visto à beira do Rio Lima, encerra as festas que reúnem cerca de meio milhão de visitantes.

     

    As bolas com creme do Natário, em Viana do Castelo

    A pastelaria do Natário já não é segredo para ninguém: Jorge Amado imortalizou a especialidade da casa – bolas com creme – em romance e, portugueses e estrangeiros, foram descobrindo esta iguaria doce e trazendo cada vez mais fama à casa de Viana do Castelo.

    Este negócio familiar destaca-se pelas bolas com creme – quentinhas e polvilhadas com canela – mas oferece muito mais opções ao nível da doçaria. O difícil vai ser escolher!

     

    As cascatas do Gerês

    A Serra do Gerês é um daqueles lugares onde a Natureza foi generosa e a paisagem é de cortar a respiração.

    Nesta espécie de santuário da vida selvagem, preenchido de rios, árvores milenares e fauna selvagem, as cascatas escondidas entre montanhas são o ex-libris do lugar.

    Umas mais acessíveis, e por isso mais frequentadas por turistas, e outras menos fáceis de alcançar, as cascatas do Gerês merecem ser visitadas, apreciadas e cuidadas para que possam continuar a deslumbrar viajantes.

    As cascatas do Tahiti, do Arado ou de Pitões das Júnias são algumas das nossas sugestões.

     

    Os Espigueiros de Lindoso

    Espigueiros são construções de madeira ou pedra com a função de, tal como o nome indica, receber as espigas de milho para que secassem

    Muito comuns na região minhota, é em Lindoso que se encontram em número mais concentrado: são cerca de cinquenta espigueiros, datados do século XVII e XVIII, que formam um paisagem muito especial e uma importante herança histórica e cultural.

     

    A aldeia submersa de Vilarinho das Furnas

    Este é um segredo realmente guardado pelas águas do rio Homem: Vilarinho das Furnas, no concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, foi uma aldeia comunitária que acabou submersa após a construção da barragem de Vilarinho das Furnas.

    Quando a barragem é esvaziada ou o nível das águas desce, ainda é possível identificar casas, caminhos e muros desta antiga aldeia. Uma sugestão para aventureiros e curiosos!

     

    Estes são só alguns dos tesouros guardados em terras do Minho, uma região de memórias, natureza e tradições, que a Aupper sugere para as suas férias.

     

    Divirta-se!