O Século das Luzes vs o Século Tecnológico

A Aupper continua a viagem pelo tempo no volume “De um novo Mundo às três jóias do séc. XVIII” da sua mais recente obra, abordando temas que, apesar da distância temporal, se refletem e repetem na atualidade.
O Século das Luzes vs o Século Tecnológico
  • Desta vez, regressamos ao Século das Luzes, o tempo histórico assim baptizado por representar uma sociedade novamente iluminada, questionadora e curiosa, em que se verificaram inúmeros avanços científicos e progressos económicos que impulsionaram o crescimento da população e o otimismo das nações.

    Se, por um lado, o conhecimento científico permitiu desenvolver as indústrias e melhorar as condições de vida, traduzindo-se no crescimento das cidades e das suas populações – por outro lado, este crescimento também se verificou a nível intelectual, onde estas “luzes” iluminaram o caminho da cultura, do saber e do conhecimento.

    Foi tão importante o aperfeiçoamento das manufaturas e a comercialização de produtos como o açúcar, o chá e o tabaco, como foi igualmente marcante a organização do conhecimento com base no método científico e todas as revoluções científicas iniciadas por Copérnico e Galileu, como podemos confirmar neste volume da Aupper.

    A recusa do pensamento tradicional e um afastamento da Igreja Católica foram as grandes conquistas deste momento histórico e que permitiram romper alguns pressupostos e caminhar para uma sociedade iluminada pela razão.

    Torna-se quase inevitável estabelecer uma comparação entre o Século das Luzes e o Século Tecnológico que agora atravessamos e que se preenche, também ele, de enormes revoluções sociológicas e tecnológicas que para sempre marcarão a Humanidade e os seus comportamentos.

    Ao longo de muitas páginas, a História Universal da Humanidade, da Aupper, aprofunda o Século das Luzes e todos os temas que o atravessaram, desde a colonização, o comércio, a divisão de uma sociedade de classes e as grandes viagens marítimas que marcaram este século.

     

    Na imagem, detalhe da teoria heliocentrista de Copérnico.