Cuidar da pele: uma preocupação naturalista

O "Grande Guia da Medicina Naturalista", nova obra Aupper, não esquece o rejuvenescimento e a manutenção da pele, o maior órgão do corpo humano e tantas vezes negligenciado.
Cuidar da pele: uma preocupação naturalista
  • Ao longo do volume “Medicina – Métodos e diagnósticos dos sistemas externos do nosso corpo” do “Grande Guia da Medicina Naturalista” enumeram-se as mais comuns doenças de pele e recomendam-se remédios naturais e terapias alternativas para o seu tratamento.

     

    Eczema

    Esta doença inflamatória não contagiosa provoca vermelhidão ardência e descamação da pele.

    Banhos quentes com bicarbonato de sódio para combater a irritação, o efeito depurativo da sauna, infusões de camomila, oliveira ou urtiga pelas suas propriedades anti-inflamatórias são algumas das sugestões da medicina naturalista.

     

    Acne

    Para a acne, um transtorno cutâneo muito comum entre jovens e adolescentes e habitualmente associado a alterações hormonais, existem diferentes propostas de tratamento.

    A Naturopatia, por exemplo, recomenda uma dieta desintoxicante à base de fruta, pelas suas propriedades depurativas.

    Hipnoterapia ou drenagem linfática também são opções interessantes para alguns pacientes.

     

    Psoríase

    Definida como uma doença de pele de caráter inflamatório e de natureza autoimune, a sua evolução varia de paciente para paciente, mas verificam-se em todos os casos, lesões escamosas.

    Atualmente, não existe cura para esta doença, mas há tratamentos que controlam os sintomas, aliviando-os e prevenindo infeções.

    A Aromaterapia indica camomila-romana, lavanda e sândalo na forma de óleos para desinflamação e regeneração da pele.

    Algumas terapias nutricionais, bem como a meditação e o relaxamento contribuirão para um equilíbrio pleno do paciente, promovendo a redução dos sintomas.

     

    Estes e outros cuidados e tratamentos de pele, numa ótica naturalista e alternativa, estão reunidos num volume inteiramente dedicado aos sistemas externos do nosso corpo.

    Conheça esta obra da Aupper e cuide da sua saúde de forma natural.